O governo de São Paulo, sob a liderança de Tarcísio de Freitas (Republicanos), planeja uma reestruturação significativa no currículo escolar, reduzindo pela metade a carga horária de disciplinas como Artes, Filosofia e Sociologia, enquanto amplia substancialmente o tempo dedicado a Língua Portuguesa e Matemática. Essa revisão no cronograma de aulas, que entrará em vigor a partir de 2024, terá impacto no ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série) e no segundo ciclo do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos).
A partir do próximo ano, os estudantes do Ensino Médio terão um aumento de 70% no tempo dedicado ao aprendizado de matemática e de 60% em língua portuguesa. Além disso, o governo do estado planeja introduzir aulas de Educação Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, cumprindo uma promessa feita pelo secretário de Educação, Renato Feder, que já havia implementado essa disciplina no Paraná durante sua gestão na pasta da Educação naquele estado.
A reorganização no Ensino Médio inclui a redução de quatro para duas aulas de Artes, Filosofia e Sociologia, enquanto Biologia, Educação Física, Língua Inglesa e Química manterão suas cargas horárias. Física, Geografia e História terão um acréscimo de 50% no tempo dedicado, somando-se ao aumento já mencionado em Língua Portuguesa (que inclui Redação e Leitura) e Matemática.
O itinerário formativo global do Ensino Médio abrangerá disciplinas como Educação Financeira, Inglês, Tecnologia e Robótica, Projeto de Vida, Aceleração para Vestibular (concentradas no último ano do Ensino Médio) e Redação e Leitura. Já o itinerário formativo de aprofundamento incluirá aulas de Tecnologia e Robótica, Empreendedorismo, Biotecnologia e Química Aplicada para as áreas de Matemática e Ciências Naturais, e aulas de Arte e Mídias Digitais, Liderança, Oratória, Geopolítica e Filosofia e Sociedade Moderna para as áreas de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.