O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebrou o silêncio neste domingo (19) para expressar bons votos ao novo governo argentino, sem mencionar diretamente o presidente eleito pela coalizão La Libertad Avanza, Javier Milei.
“Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, declarou Lula em sua conta no Twitter.
Lula, além disso, não deve realizar uma ligação telefônica para cumprimentar Milei por sua eventual vitória, conforme informaram assessores presidenciais. A estratégia seria evitar uma aproximação imediata com o novo presidente, considerando as declarações anteriores de Milei, que o classificou como “comunista” e “corrupto”.
Além disso, Milei já afirmou que não planeja se reunir com o presidente brasileiro durante seu mandato e defendeu a saída da Argentina do Mercosul em entrevistas.
No Palácio do Planalto, a orientação é evitar ações que possam desestabilizar o novo governo argentino, ao mesmo tempo em que não se busca uma abordagem proativa para construir pontes antes de compreender o tipo de relação que o presidente eleito deseja ter com o Brasil.