Pela lei, descumprir meta fiscal é crime que pode render impeachment

Governo Lula terá que cumprir metas de responsabilidade fiscal já definidas pelo Congresso.

A recém-aprovada legislação brasileira impõe medidas rigorosas aos governos em situação de calote, estabelecendo um congelamento de despesas e créditos. Em uma tentativa de promover a responsabilidade fiscal, a lei proíbe qualquer expansão em programas sociais, incluindo iniciativas cruciais para governo Lula como o Minha Casa, Minha Vida e o PAC, no caso de descumprimento da meta fiscal.

Além disso, o novo marco fiscal veta a renegociação ou refinanciamento de dívidas em situações de descumprimento, criando um ambiente mais restritivo para governos que não atendem às metas estabelecidas.

A gravidade da situação se acentua quando considerado que, em caso de descumprimento da meta por dois anos consecutivos, o governo fica impedido de conceder aumentos salariais, realizar concursos ou admitir pessoal, como um reflexo direto da necessidade de estabilização financeira.

O presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), já externou de maneira incisiva que, caso a meta fiscal não seja cumprida em 2024, o governo federal enfrentará consequências severas.

Leia também

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist