Governo Lula, que acusa gestão Bolsonaro, também usou dados obtidos em programa espião da Abin, diz jornal
O jornal O Globo desta quinta-feira, 9, registra que dados obtidos por meio do software FirstMile, atualmente alvo de investigação da Polícia Federal, foram também utilizados durante o governo Lula, conforme informações do Tribunal de Contas da União.
Segundo o jornal, o TCU identificou que material obtido durante o governo Jair Bolsonaro ainda está sendo utilizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Em um documento encaminhado ao TCU, o diretor-presidente da agência, Luiz Fernando Corrêa, reconheceu o aproveitamento de informações coletadas pelo programa FirstMile. A Abin, no entanto, ainda não se manifestou sobre o caso.
Em outubro deste ano, a Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar o uso indevido do sistema de geolocalização de dispositivos móveis por servidores da Abin.
A ação, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, resultou na execução de 25 mandados de busca e apreensão, além de dois de prisão preventiva, abrangendo quatro estados (São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás) e o Distrito Federal.