Em Berlim, na Alemanha, diversos registros recentes que evidenciam marcações da Estrela de Davi em portas de casas têm suscitado preocupações, evocando memórias da perseguição aos judeus na Alemanha durante a década de 1930.
Conforme as autoridades locais, muitos dos locais marcados são pertencentes à famílias de judeus. Em meio à escalada da guerra entre Israel e Hamas, a segurança da comunidade judaica na capital alemã tornou-se uma prioridade das autoridades.
A polícia está investigando a possibilidade de incitação ao ódio e vandalismo, procurando conexões entre os incidentes e outros possíveis residentes judeus.
Em um dos relatos, uma moradora judia chegou em casa à noite e encontrou marcações em sua porta. Ao jornal alemão Bild, ela disse que chamou a polícia e que as autoridades a aconselharam a remover a estrela de Davi de sua porta, por “não saber o que isso poderia atrair”.
Ainda de acordo com a chefia da polícia alemã, “atos como esses são enquadrados como crime e parecem ser uma imitação intencional da perseguição antissemita dos judeus durante a década de 1930, quando nazistas pintavam a estrela de Davi nas portas e janelas de empresas judias na tentativa de desencorajar e colocar em vidas em risco”.