O jornal Folha de S.Paulo resolveu fazer um editorial para dizer ‘O que a Folha pensa’, título em que tem sido veiculadas publicações desse tipo. No texto, é dito que Haddad, certamente, não imaginaria que o próprio presidente da República se posicionaria contra o projeto que visa conter o crescimento de déficit e dívida do governo.
Em todo o texto, a veículo dá a entender que os nomes do alto escalão estão empenhados em suas funções para colocar o país sob os trilhos, mas que Lula estaria atrapalhando.
Sobre a fala do líder petista, que resolveu dizer que o Brasil não chegará à meta de déficit primário zero em 2024, Lula disse que a meta não será cumprida pois não haverá cortes “em investimentos e obras”.
Haddad, que cumpre ordens do mandatário, certamente está alinhado com seu chefe, mas a Folha busca mostrar ao leitor que existe uma espécie de cabo de guerra, com forças opostas em cada um dos lados, o que não é verdade.
A Folha também condenou a fala de Lula, que disse que “o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que eles sabem que não vai ser cumprida”, classificando as declarações proferidas pelo presidente como “fantasia e desinformação deliberada”.
O jornal encerra dizendo que Lula “está sabotando o próprio governo” é que, além “de danoso, é incompreensível”.