O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou na última quarta-feira (20) o número de estados brasileiros em alerta vermelho devido a uma onda de calor intensa que afeta o país.
Um total de nove estados foram colocados sob o alerta de grande perigo de altas temperaturas: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Tocantins.
Além disso, algumas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Pará estão sob o alerta laranja de perigo.
Esses alertas do Inmet em relação às altas temperaturas permanecerão em vigor até o próximo domingo (24). A previsão é de que a onda de calor atinja seu pico durante o fim de semana, com temperaturas que podem chegar a 43°C em algumas regiões e uma sensação térmica que ultrapassa os 45°C.
Para suportar a onde calor, fique atento aos principais cuidados: beba bastante líquido; atividades físicas não são recomendadas; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; use hidratante para pele e umidifique o ambiente; se necessário, acione a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).