Em reportagem veiculada nesta segunda-feira (18), a Folha de S.Paulo confirmou uma reportagem que havia sido dada pelo Conexão Política no mês passado. Como noticiamos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almeja reservar um valor avassalador para turbinar a publicidade oficial do governo em 2024. Curiosamente, o valor recorde recai justamente em ano de eleições municipais.
A expectativa é de que o valor ultrapasse a casa dos R$ 600 milhões, montante superior aos R$ 359 disponíveis em 2023.
Já reservada no projeto de orçamento do ano que vem, que ainda precisa do aval do Congresso, o governo já fixou o eventual aumento na lista de Orçamento.
A Folha, que reitera o que já havia sido antecipado pelo Conexão, diz que a cifra é a maior em comparação feita com informações oficiais do Executivo, incluindo gastos classificados como publicidade institucional da Presidência da República desde 2004.
O jornal pontua que, apesar de o dinheiro ser usado para promover ações do governo federal, as campanhas municipais têm impacto na imagem de Lula e do PT.
Internamente, o alto comando do lulopetismo entende que o valor alto valor injetado será crucial para o plano político da legenda. Vale destacar que, no último pleito municipal (2020), o partido conquistou o menor número de prefeituras nos últimos 20 anos. Além disso, o PT não venceu em nenhuma capital do país.