O advogado Augusto de Arruda Botelho, que atualmente ocupa o cargo de secretário nacional de Justiça, está sendo cotado para assumir o Ministério da Justiça caso o atual chefe da pasta, Flávio Dino (PSB), seja indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Nos bastidores do governo, já há uma disputa entre PT e PSB para a possível sucessão de Dino no caso de sua nomeação para o STF. Apesar disso, o nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, também tem ganhado força na disputa pela cadeira de Rosa Weber.
No caso do PT, a maior ala do partido defende a indicação de Jorge Messias. Já em relação ao PSB, os membros da legenda e o próprio ministro Flávio Dino já manifestaram uma inclinação clara pelo nome de Augusto Arruda Botelho para a posição.
Augusto faz parte do Grupo Prerrogativas, que reúne jurista de esquerda, além de ser crítico ferrenho da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro. Em seu currículo, possui passagem pela CNN Brasil, onde atuava como comentarista e debatia com Caio Coppolla.