A empresa suíça Nestlé oficializou nesta quinta-feira (7) a aquisição da icônica marca de chocolates brasileira Kopenhagen, que tem quase um século de história. A transação, estimada em cerca de R$ 4 bilhões, incluindo passivos financeiros, solidifica a presença da Nestlé no mercado brasileiro de chocolates premium.
O plano da Nestlé é manter a Kopenhagen como uma unidade independente, preservando tanto sua produção quanto sua estratégia de negócios. O presidente da Nestlé no Brasil, Marcelo Melchior, assegurou: “Ninguém vai encontrar Nhá Benta e Língua de Gato no atacado e no varejo. A Kopenhagen tem um modelo muito bem desenhado e seria absurdo mexer nos fundamentos do negócio”.
A Nestlé adquiriu a totalidade da participação da Kopenhagen do fundo de private equity americano Advent, que entrou para o Grupo CRM, empresa-mãe da Kopenhagen, em 2020. Anteriormente, o Advent havia comprado a participação do fundador e então controlador da empresa, Celso Ricardo de Moraes, por um valor não divulgado na ocasião.
Além da Kopenhagen, o Grupo CRM detém a rede Brasil Cacau, conhecida por ser mais acessível, e a rede de cafeterias Kop Koffee. Juntas, essas três marcas, operando principalmente no modelo de franquias, possuem mais de 1.100 lojas e registraram um faturamento de R$ 1,75 bilhão no ano passado.