Depois de uma série de reuniões na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), lideranças políticas firmaram uma paralisação que deve marcar esta quarta-feira (30).
Em um cenário de lamento, prefeituras maranhenses devem aderir ao ato nacional “Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar”. A medida é uma retaliação contra reduções do repasse de verbas Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Como tem noticiado o Conexão Política, chefes do Executivo municipal estão insatisfeitos com os repasses do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e alegam que os valores não têm sido suficientes para arcar com as necessidades dos municípios.
Um dos nomes a liderar o movimento desta quarta (30) é o prefeito Ivo Rezende, de São Mateus do Maranhão. Durante as eleições presidenciais de 2022, o mandatário local declarou apoio ao então candidato Lula, do PT, e chegou a fazer o “L” — sinalização política convergente ao lulopetismo.
Em junho deste ano, Rezende chegou a veicular nas redes sociais uma foto recente com Luiz Inácio, registrada pelo fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert.