No ano de 2022, um total de 17 empresas brasileiras alcançaram um patamar de vendas que ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão, ingressando assim no seleto grupo constituído por 173 empresas que atingiram um faturamento bilionário dentro do território nacional.
As informações são derivadas de um relatório emitido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), uma organização que cataloga as 300 maiores entidades varejistas do Brasil. Dentro desse novo grupo de empresas bilionárias, 8 são supermercados, enquanto 3 operam no ramo varejista de eletrônicos, móveis e artigos e mais 3 pertencem ao segmento de calçados e moda esportiva. As demais empresas estão distribuídas entre setores como farmácia, ótica e produtos para animais de estimação.
Conforme indicado pela SBVC, desde o ano de 2015, quando o estudo teve início, um total de 64 empresas ingressaram no chamado “Clube do Bilhão”. O crescimento observado em 2022 foi semelhante ao registrado no ano anterior, 2021, em termos de novas inclusões.
Das 173 empresas varejistas brasileiras que atingiram ou ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão em faturamento, um total de 84 pertencem ao setor supermercadista, representando 48,5% do total, um aumento de 9 empresas em relação à edição anterior do estudo.
Veja a lista de empresas que, pela primeira vez, faturaram mais de R$ 1 bilhão em vendas em 2022:
Asun Supermercados (R$ 1,3 bi);
Delmoro Supermercados (R$ 1,2 bi);
Farma Conde (R$ 1,2 bi);
Mercadinhos São Luiz (R$ 1,2 bi);
Chama Supermercados (R$ 1,1 bi);
Petlove (R$ 1,1 bi);
Todeschini (R$ 1,1 bi);
Irmãos Boa (R$ 1,1 bi);
StudioZ (R$ 1,1 bi);
Abevê Supermercados (R$ 1 bi);
Âncora Distribuidora (R$ 1 bi);
Usaflex (R$ 1 bi);
Track&Field (R$ 1 bi);
Grupo St.Marche (R$ 1 bi);
Mercado Móveis (R$ 1 bi);
Óticas Diniz (R$ 1 bi);
Estrela 10 (R$ 1 bi).