O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a liberação de R$ 1 bilhão em créditos para financiar a compra de novos caminhões e ônibus por meio do programa Finame, que é direcionado ao financiamento de máquinas e equipamentos. O vice-presidente do BNDES, Geraldo Alckmin, fez o anúncio durante um evento em Araçariguama, no interior de São Paulo.
Alckmin explicou que o financiamento será baseado na taxa Selic, a taxa básica de juros do Brasil. Isso significa que, se a Selic diminuir, os juros do empréstimo também cairão automaticamente. Ele enfatizou que o BNDES não financia bens de consumo, mas sim bens de capital, como caminhões e ônibus que são utilizados para trabalho e geração de renda.
Além disso, Alckmin mencionou que está buscando a extensão do prazo do programa Renova Frota, que oferece créditos fiscais de até R$ 80 mil para a troca de caminhões e ônibus com mais de 20 anos. O programa é temporário e inicialmente valia até o início de outubro ou até que o total de R$ 700 milhões em crédito para caminhões e R$ 300 milhões para ônibus se esgotasse. Por enquanto, não há planos de liberar mais recursos para o programa ou reintroduzir descontos para carros de passeio.
Parceria para aposentar caminhões velhos
Durante o evento, foi anunciada uma parceria entre as empresas Gerdau, Vamos e Volkswagen Caminhões e Ônibus para acelerar a retirada de caminhões velhos das ruas e facilitar a implementação do programa Renova Frota do governo.
As concessionárias do grupo Vamos, como as redes Transrio e Tietê, agora estão comprando os caminhões antigos dos proprietários e pagando em dinheiro. Isso visa resolver um dos desafios do programa: muitos proprietários de caminhões antigos não têm condições de financiar um modelo zero km, que pode ser significativamente mais caro.
O programa Renova Frota oferece vouchers de desconto de R$ 33 mil a R$ 80 mil para os proprietários de caminhões com mais de 20 anos, incentivando a retirada desses veículos de circulação. O desconto pode ser usado para abater impostos na compra de novos modelos, proporcionando créditos fiscais às montadoras.
Para obter o desconto, os proprietários precisam dar baixa do veículo antigo no Detran e enviá-lo para ser desmontado e reciclado. Com o certificado de desmonte, eles podem acessar o benefício fiscal. No entanto, o desconto não chega perto do valor de um caminhão novo, especialmente os modelos mais avançados.
A Vamos comprou até agora 140 unidades de caminhões antigos dos proprietários e pagou a eles o valor do desconto em dinheiro. Além disso, a empresa criou um programa para facilitar o financiamento de caminhões seminovos. Os veículos são então encaminhados para serem desmontados pela Gerdau, e com o certificado de desmonte, obtém-se desconto para a compra de novas unidades junto à Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O CEO da Vamos, Gustavo Couto, estima que os R$ 700 milhões do programa devem permitir a retirada de cerca de 10 mil a 12 mil caminhões antigos das estradas. No entanto, ele aponta que ainda existem cerca de 1,5 milhão de caminhões sendo usados por autônomos, e a maioria deles tem mais de duas décadas. A idade média da frota de caminhões no Brasil é de 20 anos, o dobro do registrado nos Estados Unidos e na Europa.