7 dos 10 mortos durante operação das polícias Civil e Militar no Complexo da Penha somam 135 passagens pela polícia. Um dos nomes alvejado carregava uma série de acusações, conhecido especialmente por ser gerente do tráfico. De acordo com a polícia, Carlos Alberto Marques Toledo, o ‘Fiel da Chatuba’, tinha 75 anotações criminais por 16 crimes diferentes.
O objetivo da ação realizada no início de agosto deste ano, segundo a Civil e a PM, buscou capturar criminosos que participavam de uma reunião na localidade conhecida como Vacaria. O grupo estaria organizando invasões a territórios controlados por bandidos rivais. Entre as vítimas, três não tinham anotação criminal ou mandado de prisão em aberto.
Com 29 anos, o ‘Fiel da Chatuba’ acumulava 75 anotações criminais por diversos crimes, entre eles, tráfico de drogas, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, homicídio, tortura, roubo de carga e extorsão. A corporação policial fiz que o criminoso era gerente do tráfico nas comunidades da Chatuba e Sereno, na Penha, com influência ainda no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. Ainda conforme os agentes, ele contava com seis mandados de prisão em aberto.
Outro nome bastante procurado, com uma longa ficha criminal, atendia pelo nome de Cláudio Henrique da Silva Brandão, o ‘Do leme’, também morto na operação. Ele era segurança do ‘Fiel’ e tinha 41 anotações criminais. No último dia 21 de junho, ‘Fiel’, ‘Do leme’ e outros 24 foram denunciados pelo Ministério Público do Rio por crimes de organização criminosa, extorsão qualificada, tráfico de drogas e esbulho possessório.
Em reportagem divulgada na última sexta-feira (4), o jornal O Globo teve acesso aos dados dos identificados e suas passagens pela polícia. Eis a lista:
Felipe da Silva Guimarães Junior, o Zangado, de 31 anos; Carlos Alberto Marques Toledo, o Fiel da Penha, de 29 anos; João Vitor dos Santos Fernandes, de 19 anos; Yuri Ramon Sousa da Silva, de 26 anos; Claudio Henrique da Silva Brandão, o Do Leme, de 35 anos; Renato Soares da Rocha, o Torra, de 31 anos; Cristiano Ferreira dos Santos, de 28 anos; Thalles Alexander Coelho de Sousa, de 26 anos; André Luiz Vasconcellos Marinho, de 17 anos; Luciano Santos Monteiro da Costa, 20 anos.