O deputado federal Ubiratan Sanderson, do Partido Liberal do Rio Grande do Sul (PL-RS), apresentou ao Conexão Política, com exclusividade, preocupantes informações sobre a queda dos números de operações policiais contra o narcotráfico no Brasil.
O relato também foi externado durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, presidida por ele.
Sanderson afirmou ter recebido denúncias de fontes confiáveis, tanto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) quanto da Polícia Federal (PF), que indicam que, desde a chegada do governo Lula, o combate ao tráfico de drogas deixou de ser uma prioridade. Segundo ele, esses relatos sugerem um declínio significativo nas ações empreendidas pelas forças de segurança.
O congressista diz que já solicitou informações à PRF a respeito dos números referentes ao ano de 2023. Além disso, disse que tomará providências para obter dados semelhantes junto à PF.
Caso os documentos repassados sejam confirmados, indicando um “freio” estabelecido desde janeiro de 2023, o deputado pretende tomar medidas para punir eventuais responsáveis e, em paralelo, agir imediatamente retomar o combate ao narcotráfico no país.