A estatal federal Codevasf, segundo informações da Folha de S.Paulo, tem privilegiado associações ligadas a parentes de políticos com entrega de veículos e maquinário agrícola nos primeiros meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em reportagem publicada neste domingo (9), é dito que a compra das máquinas ocorre por meio de recursos das polêmicas emendas parlamentares. A partir disso, o deputado ou senador sinaliza a entidade privada a ser beneficiada, e a Codevasf cuida da compra e da entrega do equipamento. Entre os instrumentos está uma sonda perfuratriz avaliada em mais de R$ 2 milhões.
Entre outras coisas, a Folha destaca que sob o governo lulopetista “há maior proporção de doações a entidades privadas e menor a prefeituras, aumentando assim o risco de irregularidades”.
Procurada, a Codevasf alega que as doações “servem ao interesse social” e são precedidas por análises de adequação técnica, conformidade legal e conveniência socioeconômica. A estatal argumenta que as doações são feitas a pessoas jurídicas e não a seus membros.
“Os requisitos formais exigidos para a doação dizem respeito à personalidade jurídica das associações beneficiadas. Assim, o fato de que seus representantes ou membros eventualmente possuam filiação partidária ou integrem sociedade empresarial não caracteriza impedimento legal à doação de bens às associações”, sustenta a empresa.
Clique aqui e se baixe o aplicativo do Conexão Política!