O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu adiar novamente a substituição da ministra Daniela Carneiro no comando do Turismo. A fim de evitar interferências na sua articulação no Congresso, o presidente optou por aguardar a conclusão das votações das pautas econômicas prioritárias para o governo.
Conforme antecipado pelo Conexão Política, a ministra planejava entregar sua carta de demissão ao presidente Lula nesta quinta-feira (6) e até convocou os servidores do ministério para uma despedida. Agora, a expectativa é que ela permaneça no cargo pelo menos até a próxima semana.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT), afirmou que o governo aguardará a conclusão das votações em andamento para se dedicar ao debate envolvendo os partidos, incluindo o União Brasil, partido ao qual Daniela Carneiro pertence e que solicitou a substituição do cargo.
A crise em torno da titularidade do Ministério do Turismo vem se arrastando desde abril e envolveu até o marido de Daniela, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (Republicanos), que apoiou o petista na eleição de 2022.