O Instituto Datafolha realizou uma pesquisa de opinião, publicada neste sábado (1º) pela Folha de São Paulo. O levantamento buscou sondar o cenário da guerra cultural entre os principais grupos políticos no país.
Conforme a sondagem, 52% dos entrevistados acreditam na possibilidade do Brasil se tornar comunista, enquanto 42% discordam, e 7% não sabem ou não concordam nem discordam.
A pesquisa também indagou sobre benefícios do regime militar no Brasil. Para 48%, segundo os números, não houve benefícios ao país com o período instaurado em 1964, enquanto 36% enxergam legado positivo desse período. Outros 17%, no entanto, não sabem ou não concordam nem discordam.
Ainda conforme o Datafolha, dos entrevistados pela pesquisa, 29% se dizem “petistas raiz”. Já 25%, por sua vez, se classificam como “bolsonaristas de carteirinha”.
O levantamento ouviu 2.010 pessoas com mais de 16 anos em 112 municípios. Com abreugrafia nacional, os dados foram coletados por aparelho celular. A margem de erro é de dois pontos percentuais.