De acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil, elaborado pelo Instituto Semesp, mais da metade dos estudantes que ingressam nas universidades abandonam antes de concluir o curso. O diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, expressou preocupação com esse dado negativo em uma entrevista à CNN Rádio.
A sondagem acompanhou a trajetória dos alunos que ingressaram no ensino superior de 2017 a 2021, revelando uma taxa elevada de desistência. Segundo Capelato, 55,5% dos estudantes abandonaram o curso, 18,1% continuaram cursando e apenas 26,3% concluíram dentro do prazo previsto.
O diretor apontou diversos fatores que explicam o alto índice de evasão. Alguns desses fatores são comuns a diversos países, inclusive os mais desenvolvidos.
“Existe uma falta de alinhamento entre a oferta do ensino superior e as expectativas dos jovens de hoje”, afirmou Capelato.
Ele ressaltou que os jovens de hoje desejam ter contato com o mercado de trabalho desde cedo, auferir renda, vivenciar o mundo digital, e o fato de ingressar em um curso de bacharelado, que pode durar 4 ou 5 anos, pode frustrá-los.
No entanto, no Brasil, existem características específicas que impactam negativamente nesse cenário. “A questão econômica é fundamental: 80% das instituições de ensino superior são privadas e exigem o pagamento de mensalidades”, destacou o diretor.
Segundo o levantamento, 90% dos jovens que ingressam na faculdade possuem uma renda de até 3 salários mínimos, sendo que 45% possuem renda de até 1,5 salário mínimo, o que dificulta o pagamento das mensalidades e a permanência no ensino.
Ao mesmo tempo, Capelato ressaltou que a qualidade da educação básica pública é baixa. Isso faz com que os alunos cheguem ao ensino superior com deficiências, principalmente nas áreas de exatas, tornando difícil o acompanhamento e levando ao abandono dos cursos.
Outro fator relacionado à questão econômica é a escolha do curso, que muitas vezes é feita com base no preço e na localização, levando os estudantes a ingressarem em cursos para os quais não possuem vocação, aumentando assim a probabilidade de evasão.