O legislativo da Grécia contará com uma bancada parlamentar mais à direita. Neste domingo (25), os conservadores conquistaram uma vitória acachapante.
O resultado consolidou Kyriakos Mitsotakis ao mandato de premier. Não será necessário o apoio de outras legendas — prática de coalização — para a formação de governo.
Ao comemorar a vitória, Mitsotakis prometeu “grandes mudanças” no país, como aumento de salários e a garantia de um “Estado mais eficiente”.
”O povo nos deu uma maioria segura. Reformas importantes chegarão rapidamente”, afirmou.
“O povo grego votou pela estabilidade, competência e por um governo que entregou uma economia em crescimento rápido, e que construiu uma reputação de ser um parceiro confiável na Europa e além”, escreveu o direitista no Twitter, depois da confirmação de que terá mais um mandato como primeiro-ministro.
“Não considero esse apoio algo garantido. Amanhã nosso trabalho duro começa novamente, assim como nossa robusta jornada de reformas”, emendou.
Conforme resultados parciais, após a apuração de mais de 90% dos colégios eleitorais, o Nova Democracia obteve 40,5% dos votos, contra 17,8% do partido de esquerda Syriza, liderado por Alexis Tsipras.
De acordo com o Ministério do Interior, a vitória renderá à sigla 158 assentos no Parlamento formado por 300 deputados.