A noite mais longa do ano acontece nesta nesta quarta-feira (21). Hoje, precisamente às 11h57, teve início a estação mais fria do ano para os brasileiros. O evento marca o solstício de inverno, um fenômeno físico e astronômico em que os raios solares incidem de forma oblíqua sobre o Trópico de Câncer.
O solstício de inverno ocorre anualmente e afeta os países do Hemisfério Sul, como o Brasil, resultando no dia mais curto e na noite mais longa do ano. Nessa época, os países abaixo da Linha do Equador recebem menos iluminação solar e, consequentemente, menos calor.
Os hemisférios Norte e Sul dividem o globo terrestre ao meio, com a Linha do Equador demarcando essa divisão. Enquanto o Hemisfério Sul entra no inverno, o Hemisfério Norte vivencia o solstício de verão, com características opostas.
No Brasil, o solstício de inverno ocorre entre os dias 20 e 21 de junho, variando os horários a cada ano. Em 2024, está previsto para 20 de junho, às 17h51, e em 2025, novamente em 20 de junho, às 23h42.