Nesta segunda-feira (19), durante sua transmissão semanal ao vivo pela TV Brasil, diretamente do Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou elogios ao papa Francisco.
O líder brasileiro está prestes a embarcar para a Europa, onde tem agendada uma reunião com o líder máximo da Igreja Católica, no Vaticano, além de visitas a autoridades na Itália e na França.
Durante a live, Lula destacou seu interesse em discutir questões relacionadas à desigualdade, à fome global e ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia com o pontífice. O presidente também mencionou seu convite ao papa para visitar o Brasil durante o Círio de Nazaré, em Belém (PA).
“Eu estive com o papa duas vezes. Não dá para a gente julgar se ele é o melhor papa, mas ele, de forma inequívoca, é o papa mais comprometido com o povo humilde do mundo. […] Ele foi muito solidário a mim durante todos aqueles meus processos [de corrupção]”, disse Lula.
“Eu telefonei para ele e disse que eu gostaria de ir a Roma fazer uma visita para ele, inclusive de agradecimento a tudo que ele fez por mim quando eu estava [preso] na Polícia Federal e pelos atos de solidariedade”, completou.