Nesta terça-feira (13), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) expressou sua opinião de que o advogado Cristiano Zanin possui competência técnica para ocupar um assento no Supremo Tribunal Federal (STF).
O senador será o relator da indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, no próximo dia 21.
“Acredito plenamente [que os senadores estão favoráveis], até porque se é de se fazer, como nós haveremos de fazer, uma abordagem eminentemente técnico-jurídica, porque este cargo assim requer, o Dr. Cristiano Zanin tem esse histórico”, disse Veneziano.
Mais cedo, Zanin esteve no Senado em busca de apoio dos parlamentares para sua nomeação. Atualmente, ele está concentrado em obter o apoio do PSD, que possui a maior bancada na Casa Alta, com 15 congressistas.
Caso seja aprovado pelos senadores, Zanin poderá permanecer no STF até novembro de 2050, de acordo com as regras atuais de aposentadoria compulsória, quando completará 75 anos. Ele está sendo considerado para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que saiu da Corte em abril.