Uma pesquisa qualitativa encomendada em 2022 pela Luminate e coordenada pela socióloga Esther Solano, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela cientista política Camila Rocha, autora do livro “Menos Marx, mais Mises: o liberalismo e a nova direita no Brasil”, revelou que o Conexão Política se destaca como um dos canais em que os jovens se politizam nas redes sociais, diferenciando-se da política convencional.
Intitulada “Juventude e Democracia na América Latina”, a pesquisa realizou entrevistas aprofundadas com grupos de pessoas nos países Brasil, Argentina, Colômbia e México.
O Conexão Política foi o único jornal digital a ser listado como influente entre os jovens no segmento político da internet. Na categoria “Política”, o CP foi mencionado juntamente com outros canais que possuem alto engajamento, mas têm outras linhas editoriais, como as páginas “Mídia Ninja” e “Quebrando O Tabu”.
Além do Conexão Política, a pesquisa também destacou a influência de personalidades como Thiago Nigro (Primo Rico), Tiago Reis (fundador da Suno Research), Juliette (influenciadora), Anitta (cantora), Lucas Rangel (influenciador) e Choquei (página de fofoca).