George Soros, um bilionário húngaro-americano de 92 anos, planeja transferir o controle de sua fortuna avaliada em US$ 25 bilhões para seu filho Alexander Soros, de 37 anos, que possui um doutorado em história pela Universidade da Califórnia.
Embora George Soros seja conhecido como filantropo, também tem sido ativo no cenário político, financiando políticos de esquerda tanto nos Estados Unidos quanto em outras partes do mundo.
A família Soros é proprietária da Open Society Foundations (OSF), uma organização que destina aproximadamente US$ 1,5 bilhão por ano a grupos envolvidos em “defesa dos direitos humanos e da democracia”. George Soros é um defensor declarado do direito ao aborto e de outras pautas progressistas.
Ao longo dos últimos anos anos, ele tem fornecido apoio financeiro e participado de lobbys em prol de campanhas eleitorais que defendem a redução do número de presidiários e o fim do preconceito racial no sistema judicial.
Com preocupação em relação a uma possível vitória do ex-presidente Donald Trump nas eleições presidenciais de 2024 nos EUA, Alexander Soros expressou o desejo de usar a influência da fundação de seu pai para evitar essa situação. Em uma entrevista ao The Wall Street Journal, ele afirmou: “Embora eu prefira manter o dinheiro longe da política, se o outro lado estiver fazendo isso, teremos que fazer o mesmo”.