O senador Eduardo Girão, do partido Novo-CE, externou ao Conexão Política que seu voto será contrário à indicação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Girão enfatiza que não fará parte do bloco de parlamentares de direita que darão aval ao ex-advogado de Lula para ocupar a vaga ainda em aberto no judiciário.
No dia 30 de maio, ele já havia adiantado sua posição. Girão foi o primeiro parlamentar do Senado a expressar de forma enfática sua decisão contrária ao nome escolhido por Lula.
Em uma entrevista concedida ao canal Jovem Pan em 1º de junho, o congressista classificou a ação do petista como “conflito de interesses”. Ele afirmou que sua oposiçãonão se trata de uma questão pessoal, mas sim por estar baseada em princípios e preocupações com o Estado de Direito.
Direita deve fechar com Zanin
Conforme reportagem antecipada pelo Conexão Política na sexta-feira (9), o PL liberou a bancada do Senado para a votação que irá apreciar a sabatina de Zanin no Congresso.
A sigla liderada por Valdemar Costa Neto indicou que não deve se opor à indicação, abrindo caminho para a confirmação do escolhido pelo líder petista.
O Conexão Política tem entrevistado alguns parlamentares de direita, os quais admitem que devem apoiar a indicação de Cristiano Zanin. No entanto, há outros parlamentares que negam qualquer tipo de apoio.