A pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (9), encomendada pelo jornal O Globo, revela que a reprovação ao terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou em relação ao início do governo. Segundo o levantamento, 40% dos brasileiros desaprovam a gestão do petista, um aumento de três pontos percentuais em comparação com a pesquisa de abril, que registrava 37%, e de 35% em março.
Ao analisar mais detalhadamente os resultados da pesquisa, observa-se que 32% dos brasileiros consideram a gestão de Lula como regular, enquanto 28% a avaliam como ruim ou péssima. Ambos os índices apresentaram crescimento em relação às pesquisas anteriores. Em abril, a avaliação regular era de 30%, e a avaliação ruim ou péssima era de 26%.
Por outro lado, a avaliação ótima ou boa vem diminuindo, passando de 41% em março para 39% em abril e, agora, para 37% em junho. A pesquisa também revelou uma redução na aprovação de Lula em seu principal reduto eleitoral, o Nordeste, onde o índice caiu de 55% para 45% desde abril.
A pesquisa Ipec/O Globo foi realizada presencialmente entre os dias 1º e 5 de junho, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No entanto, a reportagem não divulgou detalhes adicionais sobre a metodologia utilizada no levantamento.