O portal Congresso em Foco divulgou uma lista dos deputados federais que menos votaram alinhados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o levantamento, 127 parlamentares montaram oposição ao governo em mais de 50% das deliberações.
Um dos nomes que aparece em destaque é Rodolfo Nogueira, do PL. O congressista é representante do Mato Grosso do Sul, que é reduto bolsonarista e agrupa grande parte do eleitoral do agronegócio.
Nogueira também é um dos parlamentares que não recebeu emendas do petista.
Entre os deputados que têm votado contra as pautas do governo Lula, conforme o levantamento, protagonizam a lista: Osmar Terra (MDB-RS); Marcelo Álvaro Antonio (PL-MG); Carla Zambelli (PL-SP); Mauricio do Vôlei (PL-MG); Nikolas Ferreira (PL-MG); Eros Biondini (PL-MG); Eduardo Bolsonaro (PL-SP); Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) e Caroline de Toni (PL-SC).
Dentre os deputados que votaram em discordância com o governo em mais de 50% das vezes, estão representantes de dez partidos, incluindo União Brasil, MDB e PSD, que possuem três ministros cada. O partido PL lidera a lista com 86 membros.
Os dados apresentados pelo Congresso em Foco reforçam a falta de governabilidade de Lula. Na segunda-feira (5), o presidente do Executivo se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), na tentativa de estabelecer uma base de apoio na Casa.