O território brasileiro recebeu cerca de 2,7 milhões de visitantes internacionais nos primeiros quatro meses de 2023. O número representa 75% da quantidade de turistas estrangeiros que entraram no Brasil em todo o ano passado (3,6 milhões).
Os dados foram divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), órgão ligado ao Ministério do Turismo e que tem como presidente o ex-deputado federal Marcelo Freixo (PT).
“Herdamos um país que estava entre os piores do mundo nos patamares de retomada do turismo internacional pós-pandemia, atrás da média de nosso continente, e nossa meta para esse ano é retomar a média histórica de cerca de 6 milhões de turistas que nos visitavam a cada ano, isso vai nos dar condições de gerar milhares de empregos”, afirmou Freixo ao anunciar o resultado positivo.
A Embratur alega que a alta registrada este ano também tem relação direta com a visita de argentinos, que aumentou 166% em relação ao ano passado. De janeiro a abril, 1,2 milhão de “hermanos” entraram em solo tupiniquim.
Atualmente, a Argentina lidera o ranking de países em que seus cidadãos mais visitaram o Brasil nos primeiros quatro meses de 2023. Os EUA aparecem em segundo lugar (224.882) e o Paraguai, na terceira colocação (194.981).