O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta sexta-feira (2) que a capital federal, Brasília (DF), é uma ilha da fantasia. Ele tem sido criticado por parlamentares do Congresso Nacional em razão de sua pouca habilidade na articulação política.
“Brasília é difícil. É difícil porque lá fazer o certo para muitos está errado. E fazer o errado para muitos é que é o certo na cabeça deles”, disse o ministro durante uma inauguração no interior da Bahia.
Alvo de críticas até mesmo por parte de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rui Costa declarou que não vai mudar sua forma de trabalhar. Ex-governador da Bahia, também disse que a mudança da capital do Brasil para “longe da vida das pessoas”, em 1960, fez muito mal ao país.
“Vocês podem ter certeza. Brasília não vai me mudar e eu vou lutar com todas as minhas forças para mudar Brasília e mudar aquele jeito de encarar o que é coisa pública. Eu chamo aquilo de ilha da fantasia”, completou.
O desabafo ocorre ao fim de uma semana em que a Câmara ameaçou derrubar toda a estrutura ministerial de Lula ao analisar a Medida Provisória (MP) que criou novas pastas, no início de 2023, o que exigiu liberação de emendas e nomeações no governo.