Após realizar 10 viagens ao exterior, passar quase 30 dias corridos fora do Brasil e promover uma reunião em Brasília (DF) com presidentes da América do Sul, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agora quer trocar o avião presidencial que serve ao Palácio do Planalto.
O petista tem reclamado que a aeronave atual não é suficiente para seus compromissos e solicitou uma maior. O pedido foi acatado pela Força Aérea Brasileira (FAB), que deve reformar um outro avião para entregar ao presidente da República e sua equipe.
O novo avião de Lula será um Airbus A330-200, comprado em 2022 por US$ 80 milhões para uso militar. Ele substituirá o “Aerolula”, um Airbus A319CJ, adquirido durante o primeiro mandato de Lula, em 2005, que foi também foi usado por seus sucessores, inclusive Jair Bolsonaro (PL).
Lula pretende ter um avião com mais autonomia de voo, o que pode possibilitar a ele viagens intercontinentais com menos paradas para checagem e abastecimento. No novo equipamento presidencial, haverá um quarto com cama de casal e uma sala ampla para reuniões oficiais.
Sabia que você pode manter-se informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os demais conteúdos do Conexão Política, foi publicada primeiro em nosso aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular.