Jair Messias Bolsonaro deve ser o grande protagonista das próximas eleições. Fora da presidência da República, o direitista corre nos bastidores e se articula para promover a maior disparada já realizada por ele em um pleito eleitoral.
Depois de eleger centenas de parlamentares de direita em duas eleições consecutivas, em 2018 e 2022, consecutivamente, Bolsonaro tem convicção que conseguirá cravar uma vitória esmagadora em 2024.
Apesar de as eleições municipais estarem distantes ainda, os partidos já estão se preparando. Nesse cenário, os líderes políticos estão considerando a eleição de prefeitos como uma oportunidade para impulsionar candidaturas rumo à Câmara Federal, uma vez que o número de deputados federais eleitos influencia o financiamento dos partidos por meio do fundo partidário.
O Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente, não é exceção. A legenda tem como objetivo eleger aproximadamente mil prefeitos no próximo ano. Ao adotar essa estratégia, os líderes do partido acreditam que, na prática, a vitória nas eleições municipais servirá como uma maneira de conquistar votos para Bolsonaro e/ou aliados, especialmente entre os eleitores de municípios do interior, com os olhos já direcionados em 2026.
Bolsonaro quer ser o maior cabo eleitoral do país no próximo ano e diz que atuará incansavelmente para conseguir o maior número de cadeiras.