Na manhã desta quarta-feira, 17, Janaina Paschoal expressou seu lamento pela cassação unânime do mandato do deputado Deltan Dallagnol (Podemos) pelo TSE.
A ex-deputada estadual de São Paulo, que retomou suas atividades como professora na Faculdade de Direito da USP, fez uso do Twitter para destacar que a Lei da Ficha Limpa raramente impede indivíduos que cometeram verdadeiros crimes e enfatizou que, a partir desse caso, qualquer pessoa com aspirações políticas pode ser restringida.
Ela destacou a gravidade da situação envolvendo Deltan, ressaltando que ele não desviou recursos públicos nem recebeu subornos de particulares para punir inocentes ou absolver culpados. Mesmo assim, o ex-integrante da Lava Jato foi cassado com base na Lei da Ficha Limpa, que geralmente falha em barrar aqueles que realmente cometem crimes, observou a jurista.
Ainda conforme Janaina, a medida da Justiça Eleitoral abre espaço para que qualquer pessoa com potencial político seja podada por meio da apresentação de processos administrativos vazios.