O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski foi contratado pelo Grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, para escrever dois pareceres e atuar como consultor sênior da holding. As informações são do UOL.
O ex-integrante do Supremo defenderá a J&F na batalha judicial pela Eldorado Papel e Celulose contra a empresa indonésia Paper Excellence. Os valores pagos pelo Grupo J&F ao ex-ministro não foram divulgados. No entanto, a empresa já gastou centenas de milhões de reais com a defesa em uma das causas, cujas cifras somam R$ 15 milhões, diz o portal.
Além de Lewandowski, a equipe jurídica da J&F conta com outros ex-nomes da Corte, como César Asfor Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, e Manoel de Queiroz Pereira Calças, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Do outro lado, a Paper Excellence também busca reforçar sua equipe, contratando o ex-presidente Michel Temer como consultor e o ex-governador de São Paulo, João Doria, como contribuinte. Ambos possuem influência nas Cortes Superiores e no TJ-SP, onde a disputa com a J&F tramita.
Um ponto que chama atenção é que Temer é opositor ferrenho dos irmãos Batista desde a divulgação das gravações na garagem do Palácio do Jaburu, em Brasília, em 2017, quando o ex-presidente era investigado por suposto tráfico de influência contra a Operação Lava Jato. Nada foi comprovado.