Gabriel Galípolo foi indicado pelo Ministro da Economia, Fernando Haddad, para assumir o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central (BC). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8) em coletiva de imprensa.
Galípolo, atual secretário-executivo da Fazenda, está sendo apontado como ‘braço direito’ de Haddad. O cargo que ele deixará será ocupado por Dario Durigan, advogado e ex-assessor especial do ministro enquanto era prefeito de São Paulo. Atualmente, Durigan atua como Head de Políticas Públicas do WhatsApp.
Haddad afirmou que a indicação de Galípolo tem como objetivo “entrosar as equipes do BC e da Fazenda”. Segundo ele, a ideia é buscar uma coordenação maior das políticas fiscal e monetária, uma integração maior e uma perspectiva uniforme para o país.
O ministro também indicou Ailton dos Santos para a diretoria de Fiscalização do Banco Central. As indicações precisarão ser aprovadas pelo Senado Federal.
Haddad afirma esperar que a tramitação das indicações seja tranquila e sem resistências na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.