O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca mecanismos para exigir que o Google veicule conteúdo favorável ao Projeto de Lei 2630, chamado de PL da Censura. A investida é uma resposta ao posicionamento da plataforma, que fixou na página inicial do site um texto contrário à proposta legislativa.
Em entrevista ao canal CNN Brasil, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse que o governo também abrirá um processo investigativo contra o Google, com objetivo de apurar uso “indevido” das redes para induzir a compreensão dos internautas sobre o texto.
O governo avalia que a publicação de links positivos sobre o PL tem de ser medida a ser cumprida pelas redes já no curto prazo, com aplicações de multa para eventual resistência.
O Google nega estar ampliando o alcance de páginas contrárias ao Projeto da Censura e assegura que não alterou manualmente as posições na lista de resultados.
Além disso, a empresa reitera que o projeto não foi discutido “tão amplamente” e que sofreu “alterações significativas” nas últimas semanas.