O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que fará a leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem como objetivo investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ainda nesta semana. Além disso, outros requerimentos das CPIs da Americanas e da manipulação de resultados em partidas de futebol também deverão ser lidos.
Lira afirmou que as comissões e a CPMI que irá investigar os atos de vandalismo de 8 de janeiro não irão afetar o andamento da pauta na Câmara dos Deputados. Ele ressaltou que o plenário deve voltar a funcionar com tranquilidade nesta semana, garantindo a continuidade da pauta.
A bancada do agronegócio tem pressionado Lira para criar a comissão devido às ações recentes do MST, que promoveu invasões em áreas da Embrapa, fazendas e sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Na semana passada, o movimento iniciou a Jornada Nacional de Luta pela Terra e pela Reforma Agrária com a invasão de ao menos nove fazendas.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), comemorou as declarações de Lira nas redes sociais, afirmando que seria uma ótima notícia se confirmada a criação da CPI.