Imagens do circuito interno do Palácio do Planalto mostram que a antessala do gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi depredada por vândalos às 15h56 do dia 8 de janeiro. Na filmagem, é possível ver um homem dar um chute na porta de vidro.
Os vídeos, tornados públicos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), apontam que o homem só desferiu o chute após estar ciente que a ação seria registrados por outra pessoa. Segundo a Folha de S. Paulo, trata-se de um repórter fotográfico da agência de notícias Reuters.
O gabinete de Lula estava trancado e não foi invadido pelo grupo.
As imagens mostram que os invasores circularam no terceiro andar, onde despacha o chefe do Executivo.
Em outro momento, eles aparecem nas imagens, quando uma fumaça surge no local. O grupo tenta proteger os rostos com bandeiras ou camisetas. Um minuto depois, os primeiros integrantes da segurança presidencial, do GSI, apareceram nas imagens.
Entre 16h-16h30, é possível notar uma maior circulação de invasores na antessala do gabinete presidencial. Os invasores tentam abrir o gabinete do mandatário ao menos quatro vezes, mas sem sucesso.
Ao todo, a captação foi feita por 33 câmeras, com duração de 160 horas. As filmagens mostram ministros e o presidente Lula no Palácio do Planalto, logo após a liberação do prédio.