Faltando pouco mais de uma semana para as eleições presidenciais no Paraguai, o candidato Santiago Peña, do Partido Colorado, é o favorito entre os eleitores para ganhar o pleito marcado para 30 de abril.
As principais projeções do país apontam Peña na liderança absoluta. O seu principal adversário, Efraín Alegre, da coligação Concertación Nacional, aparece na segunda colocação.
Com a aproximação do pleito, há alguns levantamentos que mostram Alegre na liderança ou empatado tecnicamente com o candidato colorado. A maioria, no entanto, crava a continuidade da atual gestão federal no país.
A vitória de Peña nas eleições deste ano amplia para mais 5 anos a permanência do Partido Colorado no governo paraguaio. A legenda de centro-direita nasceu durante o regime militar e, desde 1989, comanda o Paraguai a mais de 30 anos.
Desde então, a única exceção entre 2008 e 2012, quando Fernando Lugo, do partido de esquerda Frente Guasú, conseguiu chegar ao poder. Ainda assim, os colorados contornaram a derrota e logo voltaram ao poder.
Os passos de Peña
Mesmo diante da aproximação do pleito, Santiago Peña continua percorrendo diferentes regiões do país em busca de voto. Na última segunda-feira (17), ele iniciou a semana de compromissos em um passeio por Assunção.
Aos 44 anos de idade, Penã tem externado confiança. “O entusiasmo pelo país que vamos construir juntos é cada vez mais forte”, diz o colorado.
Segundo ele, a sua vitória vai cravar triunfo “pela defesa da família, pela defesa da vida, pela defesa do trabalho e de uma vida muito mais digna”, emenda o político paraguaio.