A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, criticou a postura do Brasil em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia. Nesta terça-feira (18), ela disse que o tom do governo Lula não tem sido de neutralidade.
“Ficamos impressionados com aquele tom da entrevista coletiva do ministro das Relações Exteriores [Mauro Vieira] ontem, que não era um tom de neutralidade, sugerindo que os EUA e a Europa não estão interessados na paz, ou que compartilhamos a responsabilidade [russos] deles pela guerra”, pontuou Karine.
“Acreditamos que está totalmente errado. Claro, nós queremos que esta guerra acabe”, acrescentou a porta-voz de Joe Biden.
Como noticiamos, a declaração em questão foi de Lula em sua visita à China na semana passada (“é preciso que os EUA parem de incentivar guerra e comecem a falar em paz”), e não de seu chanceler.
É a terceira autoridade dos EUA a criticar a postura de Lula e do governo brasileiro diante da agressão da Rússia à Ucrânia. Na última segunda (17), o porta-voz de Segurança Nacional, John Kirby, veio a público para dizer que o Brasil estava “papagueando” a propaganda russa e chinesa.
Logo na sequência, Juan Gonzalez, diretor sênior de Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, afirmou que “a ideia de que os EUA não apoiam a paz ou têm algo a ver com o início da guerra simplesmente não tem relação com os fatos”.