O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e assessores econômicos para uma reunião de emergência no Palácio da Alvorada na noite desta última segunda-feira (17).
No encontro, o mandatário externou sua preocupação em relação à repercussão negativa sobre a taxação de encomendas internacionais de empresas estrangeiras como Shein, Shopee e AliExpress.
Conforme noticiado por este jornal digital, o governo federal havia anunciado que acabaria com a isenção de até US$ 50 nas movimentações entre pessoas físicas.
O Conexão Política apurou que a avaliação de Lula é que Haddad foi pouco habilidoso ao tratar do assunto e deixou que a imagem do governo fosse atingida.
A declaração do secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, de que o Executivo não voltaria atrás na decisão, também foi pautada na reunião no Alvorada.
Com isso, o governo federal recuou e decidiu manter a isenção da tributação, ao menos por ora. Aliados do presidente dizem que “deu pra sentir” a derrota no debate público, especialmente nas redes sociais.