O Twitter, que é uma das principais redes sociais do mundo, pode estar com os dias contados no Brasil.
A rede social voltou a apresentar crescimento expressivo nos últimos anos e tem incomodado integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo informações do jornalista Daniel César, do Último Segundo, do IG, os governistas avaliam a possibilidade de ir ao STF em favor do banimento da plataforma.
Aliados de Lula têm questionado as política de regras contra crimes virtuais e de fato no território nacional.
De acordo com Daniel César, um membro do ministério da Justiça confirmou a informação à coluna. Por ora, trata-se de uma hipótese, mas o tema ainda não foi levado ao presidente da República, que dará a palavra final.
Não há nenhum posicionamento oficial sobre o assunto.
De antemão, a medida conta com a simpatia do núcleo duro do governo, dos influenciadores apoiam a administração federal e do próprio ministro Flávio Dino (PSB), diz o jornalista.
— Os próximos passos do Twitter serão fundamentais para a decisão. Se não cumprir as leis brasileiras, está fora — disse uma fonte, conforme registro de Daniel César.
Recentemente, Dino informou que solicitou a suspensão de 161 contas no Twitter “em razão de hashtags relacionadas a ataques contra escolas”. O pedido se deu a partir da Operação Escola Segura, iniciada depois dos ataques às instituições de ensino em 2023.
O Conexão Política tenta contato com o Palácio do Planalto.