A Prefeitura de Blumenau (SC) planeja colocar seguranças armados nas unidades de ensino do município após o crime bárbaro de um homem que invadiu uma creche particular na quarta (5) e matou quatro crianças.
Nesta sexta (7), em entrevista coletiva, o prefeito Mario Hildebrandt (Podemos) disse que está em contato com o governo de Santa Catarina para concretizar a convocação de policiais da reserva para fazer a segurança armada.
O mandatário também disse que estuda a possibilidade de, por meio da Procuradoria do Município, contratar vigilância particular armada para as instituições de ensino da cidade.
“Cremos que vamos ter a resposta [do governo estadual] nos próximos dias, nesse fim de semana. O governador, a princípio, se comprometeu conosco. Caso não seja possível, já determinei à procuradoria jurídica que seja agilizada a contratação de segurança privada armada”, afirmou.
Entre as medidas anunciadas pelo prefeito estão a “ampliação de equipes multidisciplinares, com psicólogos e assistentes sociais” e a “elaboração de um plano de contingência pela Secretaria de Defesa Civil e Secretária de Educação”.
O município também deve “revisar” muros e cercamentos das escolas e reforçar o “controle de acesso de pessoas em todas as escolas e Centro Educacionais que pertencem à rede municipal de ensino”, além de instalar 125 câmeras de segurança.