A Polônia decidiu fornecer à Ucrânia quatro caças MIG-29 nos próximos dias, de acordo com um anúncio feito nesta quinta-feira (16) pelo presidente polonês, Andrzej Duda, em entrevista coletiva.
Com isso, a Polônia será o primeiro país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a entregar caças a Kiev, numa ajuda militar bastante considerável.
“No que diz respeito às aeronaves MIG-29, que ainda operam na defesa do espaço aéreo polonês, uma decisão foi tomada nos níveis mais altos. Podemos dizer com confiança que estamos enviando MIGs para a Ucrânia”, afirmou Duda.
“Temos cerca de uma dúzia de MIGS que recebemos nos anos 90 da República Democrática Alemã e eles são funcionais e desempenham um papel na defesa de nosso espaço aéreo. Eles estão no fim de sua vida operacional, mas ainda funcionam”, completou o mandatário.
Segundo o governo da Polônia, os caças estão sendo reparados e preparados para a entrega ao regime ucraniano. “Vamos substituí-los por entregas de FA-50s sul-coreanos e F-35s americanos”, disse o presidente polonês.
Ao lado do recém-empossado presidente da República Tcheca, Petr Pavel, em Varsóvia, o chefe de Estado polonês divulgou os tópicos de discussão com seu homólogo tcheco.
“A República Tcheca e a Polônia são países que estão na vanguarda absoluta quando se trata de apoiar a Ucrânia, tanto em nível humanitário quanto militar”, finalizou Duda.