O ditador Xi Jinping obteve 100% de apoio no Parlamento chinês e foi confirmado como presidente do país asiático por mais cinco anos, dando início a seu terceiro mandato.
Em votação unânime, os quase 3 mil membros do Congresso Nacional do Povo (NPC) deram total apoio a Xi, consagrando-o como o líder mais poderoso desde Mao Tsé-Tung.
O resultado foi divulgado no início da madrugada desta sexta-feira (10), pelo horário de Brasília (DF): 2.952 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção.
No Parlamento, a votação durou cerca de uma hora e a contagem eletrônica terminou em aproximadamente 15 minutos.
O resultado avassalador não foi uma surpresa, já que todas as instituições do Estado chinês são controladas pelo Partido Comunista (PCCh).
Xi Jinping já havia sido reeleito em outubro de 2022 para outros dois cargos muito importantes na China: secretário-geral do partido e chefe do Exército.
O atual presidente está no poder desde 2013 e deve entrar para a história este ano, já que nenhum outro líder chinês ocupou o título de chefe de Estado por mais de 10 anos.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.