A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu derrubar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em aeroportos e aviões no Brasil. A decisão foi tomada por maioria nesta quarta-feira (1º).
Durante reunião da diretoria do órgão, foi analisado a diminuição do número de casos da doença no país e o avanço da vacinação. Segundo os diretores, o cenário é favorável para retirar a obrigatoriedade do item no sistema aéreo.
Os procedimentos de desembarque por fileiras para evitar aglomeração, as limpezas constantes em aeronaves e a disponibilização de álcool em gel continuam valendo, bem como a recomendação do uso de máscara pela tripulação das companhias aéreas.
A decisão foi tomada pelo relator da medida, o diretor Daniel Pereira. A maior parte do colegiado acompanhou o entendimento dele, de que “o número de casos [agora] é inferior em comparação ao registrado em novembro de 2022, quando o uso de máscaras voltou à obrigatoriedade em aeronaves e aeroportos, e o de óbitos é inferior ao registrado em agosto [quando a Anvisa flexibilizou o uso de máscara]”.
“Diante do exposto, entendo que é chegada a hora de um novo normativo. Concluo, assim, pela necessidade de adequação do dispositivo para a retirada da obrigatoriedade de máscaras pelos viajantes”, completou Pereira. “Fica a obrigatoriedade para que a tripulação oriente a recomendação pelo uso de máscara”, finalizou.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.