A China afirmou nesta última terça-feira (28) que os Estados Unidos têm “abusado do poder” ao proibir o aplicativo chinês TikTok dos dispositivos do governo por motivos de espionagem.
A declaração foi feita por Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país asiático. A fala dela se dá um dia após a Casa Branca fixar prazo de 30 dias para a exclusão do app de dispositivos e sistemas federais.
“Quão insegura de si mesma pode ser a maior superpotência do mundo para temer o aplicativo favorito dos jovens como esse [o TikTok]?”, questionou a representante do governo de Xi Jinping.
Ainda de acordo com ela, os EUA utilizam o conceito de segurança nacional para, na verdade, excluir empresas de fora do território americano. A porta-voz disse que a Casa Branca precisa respeitar os princípios da justa concorrência e da economia de mercado.
“O governo dos EUA deve […] parar de reprimir as empresas e proporcionar um ambiente aberto, justo e não discriminatório para empresas estrangeiras nos EUA”, advertiu Ning em uma entrevista coletiva.
Conforme noticiado por este jornal digital, vários órgãos federais dos EUA têm banido o TikTok em seus dispositivos. Em alguns estados, como o Texas, a intenção é proibir a plataforma chinesa para toda a população, não apenas para os sistemas do governo.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.