União Europeia proíbe que funcionários usem TikTok em seus aparelhos

A Comissão Europeia aprovou uma resolução que proíbe que funcionários usem o aplicativo TikTok em seus dispositivos. O motivo é o medo de espionagem.

A solicitação foi feita nesta quinta-feira (23). Caso os trabalhadores não queiram excluir o app chinês, deverão apagar outros softwares relacionados ao trabalho e à União Europeia (UE).

“Para proteger os dados da Comissão Europeia e aumentar sua segurança cibernética, o Conselho de Administração Corporativa decidiu suspender o aplicativo TikTok em dispositivos corporativos e pessoais”, diz um e-mail institucional do órgão.

Em nota, o TikTok afirmou estar decepcionado com a decisão do colegiado da UE e a chamou de “equivocada e baseada em erros”.

“Entramos em contato com o órgão para esclarecer as coisas e explicar como protegemos os dados de 125 milhões de pessoas em toda a UE que acessam o TikTok todos os meses”, declarou a rede.

O movimento europeu acompanha uma tendência já seguida por diversas autoridades dos Estados Unidos, que também baniram o app chinês após suspeitas de que a ByteDance, controladora da ferramenta, estaria espionando e coletando indevidamente dados de usuários para enviar ao Partido Comunista da China (PCCh).


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também