O Partido Liberal (PL) planeja uma agenda de viagens pelo Brasil ao longo deste ano para alavancar três nomes filiados à legenda: Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Walter Braga Netto.
O objetivo da sigla de Valdemar Costa Neto é evitar perder o apoio dos eleitores conservadores, manter-se na mídia e continuar mobilizando uma militância bolsonarista, como foco nas eleições municipais de 2024.
O PL tem medo que, sem a cadeira do Palácio do Planalto, partidos de centro ocupem o espaço representado pelo ex-presidente da República em 2022 na oposição à gestão lulopetista.
A intenção do partido é dobrar o número de prefeitos ao redor do país no rastro da popularidade de Jair Bolsonaro, que conquistou votação expressiva em outubro, superando os 58 milhões de votos, pouco mais de 2 milhões de votos a menos do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na eleição de 2020, o PL elegeu 345 prefeitos e foi superado por siglas como PP, União Brasil, MDB e PSDB. Internamente, caciques da legenda já falam em chegar a pelo menos 700 prefeituras.
Os primeiro destinos das viagens de Michelle, Bolsonaro e Braga Netto, num primeiro momento, serão o Sul e o Centro-Oeste, onde o ex-presidente venceu em todos os estados. Em seguida, virão o Sudeste e o Nordeste, onde estão concentrados os maiores colégios eleitorais.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.