O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um agradecimento público ao ex-ministro José Dirceu, do PT, nesta segunda-feira (13). A fala aconteceu durante a festa de 43 anos da legenda política, sediada na capital federal.
Ex-ministro e um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores, Dirceu foi condenado e preso depois de responder a processos de corrupção.
Inicialmente, Dirceu foi condenado no processo do mensalão, em 2013. Depois, foi condenado na Lava Jato.
— Companheiro Zé, agradecer a você porque eu sei o quanto você foi solidário ao que eu passei — disse Lula. O mandatário se referia ao próprio processo, da Lava Jato, que também o levou à cadeia por quase 600, durante os anos de 2018 e 2019.
Em determinado momento da confraternização petista, o esquerdista chamou de golpe o processo legal que afastou Dilma do poder, em 2016. Também chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “genocida”.
— Tudo o que nós fizemos em 13 anos de governo do PT foi destruído em 6 anos depois do golpe e depois do mandato de 4 anos de um genocida que haverá de ser julgado pela quantidade de pessoas que morreram inocentes nesse país — declarou o presidente.
— Vamos brigar pelo nosso partido e vamos brigar pelo povo brasileiro para que nunca mais um genocida ganhe as eleições com base nas mentiras e na indústria da mentira — acrescentou Lula.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.